. PRESIDENTES DA JUNTA DE F...
. MAIORIA ABSOLUTA FINALMEN...
. RUI MAGALHÃES E A SUA EQU...
. QUALIDADES DE UM BOM AUTA...
. PROGRAMA DE ACÇÃO DO PSD ...
. PROGRAMA DE ACÇÃO DO PSD ...
. PROGRAMA DE ACÇÃO DO PSD ...
. PROGRAMA DE ACÇÃO DO PSD ...
Tenho notado que inúmeras pessoas fazem alguma confusão sobre a assembleia e a junta de freguesia. Algumas delas já me perguntaram porque é que eu ia concorrer agora à Assembleia de Freguesia e não à Junta de Freguesia.
Quero esclarecer que não há uma eleição directa para a Junta de Freguesia mas sim para a Assembleia de Freguesia. Existem nas eleições autárquicas 3 boletins de voto: um para a Assembleia Municipal, outro para a Câmara Municipal e outro para a Assembleia de Freguesia. Votando na Assembleia de Freguesia estão a votar indirectamente para a Junta de Freguesia. O cidadão que encabeça a lista mais votada é sempre o Presidente da Junta. Os restantes membros da Junta (vogais) são eleitos na Assembleia de Freguesia, mediante proposta do presidente da Junta. No caso da freguesia de Mirandela, a Junta tem o Presidente e mais 4 vogais (sendo um deles Secretário e o outro Tesoureiro) mas nas restantes freguesias do concelho de Mirandela a Junta de Freguesia é formada apenas por um Presidente, um Secretário e um Tesoureiro.
É, por isso, que nos cartazes dos candidatos e dos partidos ou grupos de independentes aparece apenas a candidatura à Assembleia de Freguesia e não á Junta de Freguesia.